Em um evento corporativo no espaço Jardim Europa, o projeto retratou a experiência de estarem no coração da metrópole paulistana.
Trazendo originalidade em um evento corporativo realizado no espaço Jardim Europa, a projeção mapeada e a cenografia ganharam destaque, retratando aos convidados do evento a experiência de estarem no coração da metrópole paulistana. O primeiro ambiente desse projeto foi a ilha gastronômica, posicionada em uma faixa de pedestre e um semáforo, que alternavam as cores para que os convidados que passassem por lá tivessem a experiência de que realmente chegaram na famosa Avenida Paulista. Haviam dois pórticos vermelhos, remetendo ao ponto alto da arquitetura do MASP, posicionado no centro da festa, e nele foi elaborado o bar de drinks.
A reunião de briefing com o cliente é o ponto de partida para a criação de um projeto. Funciona como uma entrevista, onde focamos nas pessoas envolvidas, no lifestyle do cliente, suas necessidades mais subjetivas e durante uma boa conversa exploramos seus gostos como cinema, restaurantes, viagens, literatura, moda para nos conectarmos com o seu mundo. Entramos no emocional do cliente, através de painéis semânticos, com referências visuais (cores, formas, texturas e cenários), identificamos o seu estilo e, além de tudo isso, identificamos o que o cliente mais espera de um projeto, qual a sua real expectativa; assim iniciamos nosso processo de criação para trazermos a expressão do nosso cliente no espaço de seu evento.
Através da pesquisa, iniciamos nosso escopo do projeto, estruturando o que deve ser feito em todas as etapas subsequentes. Nosso início é um estudo detalhado da planta baixa do local, interpretando o espaço no qual iremos intervir, entendendo a história e arquitetura do local, e, principalmente, a proporção do espaço e luz natural de cada ambiente. Definimos também, através desse estudo, os melhores padrões de movimentação e deslocamentos dos convidados entre os ambientes. Nesta etapa, pesquisamos também as referências para a escolha dos materiais, bem como cores, texturas de paredes e pisos que possam ser inseridos no projeto, estilo e conceitos de mobiliários, incluindo tecidos, peças e estruturas especiais, pois é ainda na etapa de pesquisa, que desenvolvemos as estratégias do projeto, o que queremos destacar ou esconder em um local específico.
Essa é a nossa etapa de tempestade de ideias, é o ponto do projeto onde começamos a usar tudo que pesquisamos e começamos a ver como todas as informações coletadas serão comunicadas através do nosso design, como as inúmeras ideias que irão surgindo serão transformadas em uma mensagem única para o projeto em fase de criação. A busca nessa etapa será a “nossa fonte de inspiração”. Algumas de nossas ideias serão abstratas e soltas, enquanto outras serão mais diretas e estreitamente relacionadas ao que o nosso cliente deseja. O objetivo geral é ganhar uma perspectiva ampliada do conceito visual que queremos trazer. É nesta etapa que o conceito é criado, pois nos ajuda a ser mais eficientes, eliminando conceitos de menor impacto, dando lugar para ideias mais fortes. Compilamos neste brainstorm todas as ideias e iniciamos nossos esboços para os rascunhos de conceito.
Criamos os esboços do projeto, fazendo as correções necessárias antes de dar-lhe a forma definitiva. A composição de cada ambiente do evento terão formas através de todos os pontos levantados durante as últimas etapas, analisamos os rascunhos e juntamente como os nossos princípios de concepção de um projeto: 1) A ênfase/ponto focal – que consiste em dar destaque a um elemento ou a um ponto da festa através de cores ou tamanhos. 2) O Balanço/equilíbrio – Nosso ponto formal, conhecido como o equilíbrio simétrico da planta e dos elementos escolhidos para a cenografia e a decoração. 3) O Ritmo/movimento – O princípio mais importante, porque faz com que nossos olhos percebam o conjunto de elementos como um todo unificado. 4) Proporção/escala – Proporções e elementos de diferentes dimensões relacionados entre si, mas que sejam visualmente harmônicos. Com todas as fases concluídas e o projeto concebido, iniciamos o processo de orçamento e agendamos a apresentação visual de todos os ambientes para o nosso anfitrião juntamente com a mensagem principal do projeto em uma solução visual única que envolve o nosso cliente.